Transporte de gasolina em longas viagens de moto

Confiar na autonomia da moto e na sorte em encontrar um posto de combustível pode não ser o suficiente...
Em destinos de viagens mais longas, como Deserto de Atacama e Ushuaia, é normal em longas viagens de moto na América do Sul, em alguns trechos, motociclistas levarem gasolina adicional em garrafas e recipientes. 



Ir para o Deserto de Atacama no norte do Chile, para o Ushuaia no extremo sul da América (cidade argentina) ou destinos na Bolívia, já virou programa "quase obrigatório" para motociclistas que curtem longas viagens. Informações sobre o trajeto não faltam na Internet, visto que milhares de motociclistas já foram para tais locais e muitos relatam suas experiências.
Um bom planejamento contempla pesquisar sobre o caminho, saber nos pontos mais críticos onde aproximadamente ficam os postos de combustíveis e claro, num ou mais trechos, levar gasolina adicional, no mínimo por segurança.
As condições climáticas (muito vento como ocorre na Patagônia) e geográficas, altas altitudes como ocorre na região do Atacama, afetam diretamente o consumo de combustível de uma moto, sem contar, com o peso devido as bagagens e as diversas qualidades da gasolina que temos disponíveis durante uma longa viagem.
Pode ocorrer (e é frequente), por exemplo, que determinado modelo de moto que faz normalmente 16km/litro, em condições diversas, como essas citadas, fazer 12 ou 13km/litro, talvez até menos.


Foto pelo motociclista Roberto Santoro

Visto isso, num trecho e outro, vale a pena levar gasolina adicional, tipo 5 ou 10 litros, em recipientes apropriados. Em postos de gasolina do Chile, por exemplo, da rede Copec, existem recipientes apropriados de plástico rígido, para o transporte de gasolina. No Brasil, se procurar bastante, também achará.
Outra dica óbvia, é conforme o trecho que está cruzando ou problemas que ocorram - greves de distribuidoras de combustíveis, por exemplo, ocorre com certa frequência na Argentina, por isso, sempre abasteça quando tiver oportunidade nos trechos críticos.
Tendo necessidade de transportar gasolina adicional, use sempre recipientes apropriados para esse fim. Não é recomendado usar garrafas pets nem recipientes usados para detergentes e outros produtos químicos, pelo risco de vazamento. Segurança sempre em primeiro lugar.
Vale dizer que no Brasil, por lei, é proibido o transporte de combustíveis em garrafas plásticas.
A dica é estudar o roteiro da viagem, usar o auxílio de se levar gasolina adicional só nos trechos críticos (raros na América do Sul) e nesse caso, sempre colocar o combustível adicional assim que tiver espaço no tanque, reabastecendo o tanque e o recipiente com a gasolina adicional (caso necessário) no próximo abastecimento, evitando assim, rodar por longos trechos levando-se o combustível adicional. Simples assim.

Fonte: Policarpo Jr - RockRiders.com.br

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