PARECE BOBAGEM, MAS É MUITO IMPORTANTE.






Líder: É o motociclista responsável por guiar todo o comboio, e seus sinais serão
copiados e repetidos por todos os integrantes do grupo. Deverá ser o motociclista que
melhor conheça o trajeto a ser percorrido e que tenha experiência também. O líder
deverá manter a velocidade previamente estabelecida entre os membros do comboio.


COMBOIO: Existe para a segurança de todos. O modelo de formação do comboio é
idêntico ao grid de largada de uma corrida de Fórmula 1, ou seja, as motos seguirão em
duas filas indianas paralelas e intercaladas, evitando-se o emparelhamento de motos.
Desse modo é permitido a todos, quando necessário, realizar frenagens e desviar de
obstáculos sem comprometer a segurança dos companheiros.


Ferrolho: Motociclista que irá na última posição do grupo. De preferência deve ser um
piloto que tenha uma das motos de melhor desempenho no grupo e que seja experiente.
O ferrolho deverá zelar pela unidade do grupo como, por exemplo, procurar evitar que
ocorra espaçamento acentuado entre as motos, permitir a entrada de veículos estranhos
ao grupo no comboio, entre outras funções que venham a ser discutidas e determinadas
pelo grupo.


Convidado e/ou Novato (em alguns lugares também conhecido como Neófito): É
aquele motociclista novato no grupo, que estará sob observação. Este viajará sempre no
final do comboio, entre dois motociclistas experientes, que ensinarão todos os sinais
utilizados pelo grupo, quando forem feitos.

0 comentários:

Postar um comentário